sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Experiência leitora do professor Jorge

Experiência leitora do professor Jorge

Boa noite a todos, após ler os interessantes depoimentos, estava pensando em como começar o meu.
Então avistei em minha parede um quadro que emoldura um certificado de inscrição sob número 1213 , datado de 18 de Setembro de 1978, intitulado "Clube do Pequeno Leitor.
Depois de minha certidão de nascimento, esse foi meu primeiro certificado. Alguém aí com mais de vinte poucos anos, se lembra disso!
Nesse dia, fui convidado mediante a um sorteio, a visitar as dependências do jornal "Diário de Sorocaba" e receber um prêmio.
Foi uma tarde muito legal, pois pude conhecer personagens como Joaninha e Chocolate, que eram responsáveis por uma página infanto-juvenil, e que escreviam histórias além de passatempos para nos divertir. Tinha também um espaço para nossos recados que eram enviados por carta, escritos em impressos do próprio jornal. É, demorava algumas semanas para ser publicado ou até meses, afinal nem "fax" existia, que falta fazia a tal da internet.
Meu primeiro livro foi um presente de meu pai, que comentava que lia quando criança, "Vinte mil léguas submarinas" faço saber que meu pai nasceu em 1920 e o primeiro exemplar desse livro é datado de 1870.
Nesse conto, é relatado a criação de um submarino, chamado de Náutilus, movido a eletricidade, e comandado pelo capitão Nemo ... Imagine isso a quase 100 anos, quais seriam os comentários para a época, afinal o homem não havia ainda pisado na Lua e nem se houvia falar de submarino nuclear.
Boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário