Experiências Leitoras

Experiência de Leitura Profº Felipe Carriél

Uma tarefa difícil de recordar o momento que iniciei a prática da leitura, mas pelo que me contam, iniciei a prática da leitura por volta de 3 anos, mesmo sem saber os significados das palavras, procurava ler rótulos de embalagens que minha mãe e minhas avós colocavam encima da mesa, era algo diferente, ainda houve uma homenagem as mães e minha mãe disse que eu cantei uma música especial para ela, onde ela observou a música e os gestos da música, onde ficou completamente emocionada. Tempo depois aprendi outra forma de leitura, a leitura de horas no relógio analógico. Mas me recordo bem que desde que entrei na escola a aula de leitura na biblioteca era a mais fantástica, mesmo livros de pequenos textos, procura lê-los, e na casa com o incentivos de meus pais. Já no 'ciclo I' sempre tinha tarefa de casa para ler livros que a professora pedia, e depois contar para a sala de aula um breve resumo da história. Já na adolescência havia um professor que procurava aguçar a leitura dos alunos, o Prof Francisco (in memorian), um professor no qual me inspirei mais na leitura, contudo não segui a para a faculdade de Letras, a leitura acabara de ter sua grande importância, pois fazia releituras das matérias em casa, precisei aprender muitos assuntos desde a adolescência, assuntos pertinentes ao cotidiano da escola, como legislação do grêmio estudantil, elaborar pautas de reuniões, pesquisar tarefas novas para implantar na escola. Tempos depois um objetivo foi alcançado pela leitura de vários temas, entrar na faculdade, contudo, ainda precisava ler mais e mais, tempos depois acabei participando da iniciação científica, nas pesquisas de campo (hospitais) e elaborar um plano para a implantação e implementação do mesmo, minicursos, atas e relatórios das pesquisas. A leitura de livros de vários gêneros e diversos idiomas tornava um hobbie e assim hoje como professor de Química, Física e Ciências e hoje preciso a cada momento me atualizar na leitura para preparar uma boa aula.

Experiência de Leitura Profª Solange Aparecida

Boa tarde Weder nós temos uma história parecida pois eu não tinha o hábito da leitura quando criança,pois morava no sítio e lá não tinhamos livros para ler e depois de um certo tempo vim morar na cidade e já estava com 13 anos, mas mesmo assim continue sem ter o hábito da leitura minha professora de português não nos incentivava  fazer leitura,foi  quando eu comecei o colegial é que as professoras me falavam que para entender determinada matéria teria que fazer várias leituras. Então foi ai que comecei a ter gosto pela leitura.
http://cienciasmgme4.blogspot.com.br/2013/09/boa-tarde-weder-nos-temos-uma-historia.html

Experiência de Leitura Profª Valquiria

Minha historia com a leitura foi quando eu tinha uns 10 anos, na verdade eu não gostava muito de ler nesta época, sempre que íamos na biblioteca com a professora escolher um livro, eu sempre pegava o livro com poucas paginas, pouco texto e muita imagens...Gostava muito de livros com imagens de animais! 
Um dia na aula de ciências fui mostrar meu livro para a professora, e ela achou impertinente eu ter escolhido um livro que só tinha imagens e me perguntou: 
-Valquíria por que razão você escolheu esse tipo de livro? Respondi: 
Ah... Professora, por que tem pouco texto e bastante imagem, gosto de livros assim! 
Ela ainda continuou meu questionando: 
- Mais o livro não é para treinar a leitura? Eu disse: 
- Sim, mais não gosto muito de ler, prefiro livros que tenham só as imagens... 
Ela ainda me questionava: 
- Percebi que você gosta de livros com animais... mais você precisa saber um pouco mais sobre eles... Como você vai saber deles se você pega livros que não tem nenhuma informação sobre o animal? 
Foi ai então que percebi que a professora tinha razão, como é que posso conhecer o mundo dos animais se eu não sei o que eles comem, onde moram, se são agressivos ou não e eu não leio? 
A partir desse simples questionamento da minha professora, eu comecei a ver a leitura com outros olhos, vi que ela era importante para mim, pois iria trazer muitos conhecimentos do universo animal...
Não parei mais de ler..

Experiência Leitora do Profº Demerval Oliveira Ribeiro

  Um livro que li ainda pequeno e que chamou muito minha atenção foi o Escaravelho do Diabo da coleção vaga-lume.. Neste livro a curiosidade para saber quem é o assassino em série que está matando todos os ruivos da localidade, fazia que você quisesse chegar logo ao final do livro para descobrir aquele que mandava os escaravelhos e depois as pessoas que o recebiam acabavam mortas. Hoje  devido  ao pouco tempo que temos a leitura de livros se tornou uma tarefa mais difícil, embora o que procuro ler são artigos em revistas , internet, jornais..., geralmente ligados a assuntos de nosso interesse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário