segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Situação de Aprendizagem 7º Ano

Expectativas de aprendizagem que se pretende alcançar relativas ao tema:

“Elementos Astronômicos visíveis no céu"

Atividade: Céu e cultura

Competências e Habilidades:
Ø  Compreender a construção do conhecimento científico relacionado às constelações como um processo histórico e cultural.
Ø  Ler e interpretar informações apresentadas em textos.
Ø  Identificar semelhanças e diferenças na criação das constelações nas diferentes culturas. Perceber o caráter de criação utilizado na construção das constelações.

Indicadores de Aprendizagem:
Ø  Compreensão das representações culturais do céu e do termo constelação utilizado na cultura científica.
Reconhecimento da influência da astronomia na bandeira brasileira.

Tempo previsto: 4 aulas

Conteúdos e temas:
Ø  Significado de constelação;
Ø  As constelações e sua relação com a cultura;
Ø  A astronomia na bandeira brasileira;
Ø  Observações das constelações num planetário;
Ø  Representação de constelações.

Estratégias de ensino:
Ø  Atividade em grupo;
Ø  Leitura compartilhada de textos;
Ø  Interpretação dos textos;
Ø  Discussão dos textos
Ø  Sala de informática
Ø  Construção de teatros sobre o tema.

Recursos
Ø  Textos do livro didático
Ø  Sites sobre histórias dos povos e o céu
Ø  Material diverso para construção de cartazes e peça teatral.
Ø  Projetor
Ø  Vídeos sobre a história dos povos e o céu.
Ø  Carta celeste
Ø  Internet
Avaliação
Ø  Participação na leitura e discussão dos textos;
Ø  Compreensão das representações culturais do céu e do termo “constelação” utilizado na cultura científica;
Ø  Reconhecimento da influência na bandeira brasileira
Ø  Participação na construção dos cartazes e da peça de teatro.

Desenvolvimento

Sondagem/Conversa inicial.
Ø  Instigar o aluno a falar sobre o céu, sobre o que ele já observou. Quais suas curiosidades em relação ao céu. Comente que nessa atividade vão aprender que as constelações são imaginações dos povos antigos e que através da observação deles conseguiam prever fenômenos e saber a época do plantio, colheita, das cheias, das secas, etc.
Ø  Após esta investigação, fazer a leitura dos textos:  “As estrelas no céu noturno” e “ As constelações do zodíaco”, livro didático Ciências Naturais- Aprendendo com o cotidiano, autor: Eduardo Leite do Canto.
Ø  A partir do tema sugerido, podem-se buscar informações do que representa as constelações nos dias atuais, por que são desenhadas de forma invertidas e dar a informação correta de que constelação não significa proximidade de estrelas, pois se observarmos de outro ponto não enxergaremos as mesmas imagens.

Problematização/Desafio
Ø  A  partir do tema sugerido, podem-se buscar informações sobre como os povos antigos usavam o aspecto do céu noturno para a agricultura e a navegação. Esse conteúdo favorece a atitude de valorizar os conhecimentos de povos antigos para explicar os fenômenos celestes e conhecer a verdadeira história de nosso maior símbolo político: a bandeira nacional.
Ø  Se dispuser de tempo e julgar conveniente, sugira também para pesquisa o tema “A origem do nosso calendário”.
Ø  Destacar para o aluno que muitos povos foram hábeis astrônomos como os chineses, babilônicos, os egípcios e os gregos.

Busca de dados de forma diversificada
Ø  Tema para pesquisa:
·         Os povos antigos e a Astronomia
·         Que povos da Antiguidade foram hábeis astrônomos?
·         Para que usavam a observação dos astros?
·         Que descobertas importantes fizeram?

Conflito
Ø  Dividir a classe em grupos e fazê-los se sentirem como se fossem os povos antigos e pedir que desenhem novas constelações e nomeie-as.
Ø  Aproveitando os mesmos grupos fazer com que montem de forma improvisada situações como dos textos estudados.
Ø  Pedir para pesquisar  se existe algum outro país que tenha na sua bandeira o “seu” céu.
Ø  Pedir para investigar se há semelhança entre astronomia e astrologia e depois fazer um debate simples.
Ø  Informe aos alunos que terão um tempo estipulado para fazerem as pesquisas e montarem seus argumentos.

Aplicação do conhecimento
Ø  Através das atividades propostas pedir a elaboração de um texto com as informações aprendidas e a opinião dos alunos sobre o tema estudado.
Ø  Explorar diferentes linguagens
·         Diálogo
Texto: Camila e as estrelas cadentes
·         Lúdico
 Diagrama sobre o tema estudado
Ø  Seu aprendizado não termina aqui

·         Incentivar a observação do nascer do Sol e seu poente, quais as constelações que estão mais visíveis e em que época, a Lua e o céu estrelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário