Expectativas de aprendizagem que se pretende alcançar
relativas ao tema:
“Elementos Astronômicos visíveis no céu"
Atividade: Céu
e cultura
Competências e Habilidades:
Ø
Compreender a construção do conhecimento
científico relacionado às constelações como um processo histórico e cultural.
Ø
Ler e interpretar informações apresentadas em
textos.
Ø
Identificar semelhanças e diferenças na criação
das constelações nas diferentes culturas. Perceber o caráter de criação utilizado na construção
das constelações.
Indicadores de Aprendizagem:
Ø
Compreensão das representações culturais do céu
e do termo constelação utilizado na cultura científica.
Reconhecimento da influência da astronomia na
bandeira brasileira.
Tempo previsto: 4
aulas
Conteúdos e temas:
Ø
Significado de constelação;
Ø
As constelações e sua relação com a cultura;
Ø
A astronomia na bandeira brasileira;
Ø
Observações das constelações num planetário;
Ø
Representação de constelações.
Estratégias de
ensino:
Ø
Atividade em grupo;
Ø
Leitura compartilhada de textos;
Ø
Interpretação dos textos;
Ø
Discussão dos textos
Ø
Sala de informática
Ø
Construção de teatros sobre o tema.
Recursos
Ø
Textos do livro didático
Ø
Sites sobre histórias dos povos e o céu
Ø
Material diverso para construção de cartazes e
peça teatral.
Ø
Projetor
Ø
Vídeos sobre a história dos povos e o céu.
Ø
Carta celeste
Ø
Internet
Avaliação
Ø
Participação na leitura e discussão dos textos;
Ø
Compreensão das representações culturais do céu
e do termo “constelação” utilizado na cultura científica;
Ø
Reconhecimento da influência na bandeira
brasileira
Ø
Participação na construção dos cartazes e da
peça de teatro.
Desenvolvimento
Sondagem/Conversa
inicial.
Ø
Instigar o aluno a falar sobre o céu, sobre o
que ele já observou. Quais suas curiosidades em relação ao céu. Comente que
nessa atividade vão aprender que as constelações são imaginações dos povos
antigos e que através da observação deles conseguiam prever fenômenos e saber a
época do plantio, colheita, das cheias, das secas, etc.
Ø
Após esta investigação, fazer a leitura dos
textos: “As estrelas no céu noturno” e “
As constelações do zodíaco”, livro didático Ciências Naturais- Aprendendo com o
cotidiano, autor: Eduardo Leite do Canto.
Ø
A partir do tema sugerido, podem-se buscar
informações do que representa as constelações nos dias atuais, por que são
desenhadas de forma invertidas e dar a informação correta de que constelação
não significa proximidade de estrelas, pois se observarmos de outro ponto não
enxergaremos as mesmas imagens.
Problematização/Desafio
Ø
A partir
do tema sugerido, podem-se buscar informações sobre como os povos antigos
usavam o aspecto do céu noturno para a agricultura e a navegação. Esse conteúdo
favorece a atitude de valorizar os conhecimentos de povos antigos para explicar
os fenômenos celestes e conhecer a verdadeira história de nosso maior símbolo
político: a bandeira nacional.
Ø
Se dispuser de tempo e julgar conveniente,
sugira também para pesquisa o tema “A origem do nosso calendário”.
Ø
Destacar para o aluno que muitos povos foram
hábeis astrônomos como os chineses, babilônicos, os egípcios e os gregos.
Busca de dados de
forma diversificada
Ø
Tema para pesquisa:
·
Os povos antigos e a Astronomia
·
Que povos da Antiguidade foram hábeis
astrônomos?
·
Para que usavam a observação dos astros?
·
Que descobertas importantes fizeram?
Conflito
Ø
Dividir a classe em grupos e fazê-los se
sentirem como se fossem os povos antigos e pedir que desenhem novas
constelações e nomeie-as.
Ø
Aproveitando os mesmos grupos fazer com que
montem de forma improvisada situações como dos textos estudados.
Ø
Pedir para pesquisar se existe algum outro país que tenha na sua
bandeira o “seu” céu.
Ø
Pedir para investigar se há semelhança entre
astronomia e astrologia e depois fazer um debate simples.
Ø
Informe aos alunos que terão um tempo estipulado
para fazerem as pesquisas e montarem seus argumentos.
Aplicação do
conhecimento
Ø
Através das atividades propostas pedir a
elaboração de um texto com as informações aprendidas e a opinião dos alunos
sobre o tema estudado.
Ø
Explorar diferentes linguagens
·
Diálogo
Texto: Camila e as estrelas cadentes
·
Lúdico
Diagrama sobre o tema estudado
Ø
Seu aprendizado não termina aqui
·
Incentivar a observação do nascer do Sol e seu
poente, quais as constelações que estão mais visíveis e em que época, a Lua e o
céu estrelado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário