terça-feira, 17 de setembro de 2013

A ESTAÇÃO DAS CORES

Por Valquíria Batista de Toledo *

Uma nova estação esta chegando! O mês de setembro é o inicio da Primavera e nesta estação do ano temos as mais lindas e deslumbrantes imagens da natureza, pois é justamente quando as árvores começam a se despertar para um show de cores. 
O período é marcado pelo reflorescimento das lindas árvores e algumas plantas ornamentais. Nesta estação podemos observar como as paisagens se transformaram... As árvores que no inverno estavam todas sem folhas e sem cor, começam a renascer, e então, belas flores coloridas brota, atraindo os olhares sob uma temperatura  agradável que favorece ainda mais o desenvolvimento dessas espécies.
A primavera tem duração de 3 meses, tendo seu inicio no dia 23 de setembro e se estendendo até 21 de dezembro.
IMPORTÂNCIA DAS FLORES
O equilíbrio ecológico depende muito das relações existentes entre os seres vivos. Em geral, essas relações visam atender as necessidades básicas de nutrição, abrigo e reprodução, tendo como propósito final a sobrevivência e perpetuação das espécies.
 As flores cumprem uma importância ecológica muito além do que imaginamos e que conseguimos observar. O primeiro destaque para a importância das flores é a alimentação das abelhas que usam seu néctar para a produção do mel, e que envolve toda colmeia neste lindo trabalho em comunidade. As habituais visitas que elas fazem até as flores, é que proporcionarão a polinização, facilitando e contribuindo para a reprodução da planta.
Um bom exemplo floral cuja participação é essencial para a reprodução e perpetuação de diversas outras espécies é a conhecida bromélia, que por sinal, também faz parte do nosso bioma a Mata Atlântica. Sua formação de pétalas e folhas a torna um dos principais abrigos para algumas espécies de insetos e anfíbios, podendo também servir como um excelente e seguro local de reprodução.
O ESPETÁCULO NATURAL DAS RUAS E ESTRADAS
Com a chegada da primavera, algumas árvores florísticas embelezam as paisagens das cidades e florestas. Muitas espécies nativas nesta época começam florir. A presença do Ipê Branco na Praça Gabriel Valio é digna de exaltação tamanha beleza que ela traz à praça.  E se levar em conta que esta espécie é nativa, fica-se evidente a rica diversidade que nos cerca, tornando-nos ainda mais privilegiados pelo encanto que suas lindas flores brancas nos enchem os olhos.
Dentre outras espécies que fazem sucesso nesta primavera podemos encontrar na Rodovia Francisco José Ayub que liga Pilar do Sul à Salto de Pirapora, o belo MULUNGU, espécie nativa que tem a floração avermelhada e vistosa e que outrora era usada para índios e medicamentos.
Podemos observar também toda magnitude inúmeras cores que reluzem nas florestas ao redor de nossa cidade, quando os guanandis, Guapuruvu, Jacarandá etc... surgem como uma aquarela em meio ao verde das matas.
A beleza da natureza que nem todos se dão conta
Estamos cada vez mais deixando a natureza de lado. Em nossa ocupada rotina diária, deixamos passar despercebida toda a graça presente em diversos e inusitados pontos da cidade, seja numa flor que nasce em meio ao asfalto ou nas cores que surgem nas árvores durante a primavera.
Dar uma pausa em algum momento do dia e apreciar o que a natureza ao redor tem para oferecer aos nossos olhos pode ser um agradável exercício de contemplação e reflexão. Um ato que a princípio pode parecer simples, muitas vezes pode nos trazer paz e harmonia, principalmente quando se envolve a natureza próxima nós, como árvores, pássaros e outros seres que tecem a maravilhosa teia da vida.
E por falar em árvores, nesse mês comemora-se o Dia Mundial da Árvore. Que tal aproveitarmos a oportunidade para retomarmos nossa aproximação com a natureza plantando uma das mais de 20 mil espécies nativas de árvores que fazem parte do nosso bioma da Mata Atlântica?
Plantar uma árvore significa mais que respeito à natureza. Significa um ato de reconciliação e gratidão para com aquela que sempre nos proveu com frutos, perfume e beleza. Viva a Primavera, viva o dia da árvore!
Sejamos generosos com a NATUREZA, envolva-se nesta primavera e plante uma árvore, ela fará bem para sua saúde e para a vida do planeta.

(*) Valquíria Batista de Toledo é bióloga, educadora do Instituto Refloresta/Pilar do Sul, atuando no Viveiro Educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário