Situação de aprendizagem 5
Rotação da Terra e a medida do tempo
Tempo previsto 5 aulas
•
- Conteúdos e temas: Rotação da Terra e diferentes intensidades de iluminação solar;a sombra e a medida de tempo.Ciclo dia-noite como medida de tempo.
•
- Competências e habilidades: identificar regularidades no movimento de rotação da Terra;utilizar ilustrações e modelos explicativos para compreender e explicar o que é um dia.
- Estratégias: levantamento de conhecimentos por meio de questões, realização de atividades individuais e em grupos, atividades experimentais.
•
- Recursos: maquete da Terra feita na Situação de Aprendizagem: uma lanterna, globo terrestre e vídeos.
•
- Avaliação: participação e registro das atividades propostas.
Rotação da Terra
Aulas previstas 5
Sondagem
Por que enquanto aqui no Brasil é dia e no Japão é noite?
Vídeo
Kika; De onde vem o dia e a noite
www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74
Experimentação
Localizar no globo o Japão e o Brasil;
Verificar dos hemisférios em relação ao Sol;
Dia e Noite
A noite brincou com o dia
manto negro cobriu a claridade
o dia ficou zangado
não queria escurecer sua idade
Espalhou a noite estrelas
no céu claro com um sopro
o dia ficou irado
não queria pisca-pisca em seu corpo
A noite queria saber
porquê o dia estava tão mal -humorado
o dia então revelou
que invejava o brilho da noite avantajado
O dia só tem o sol
para compor seu brilho
a noite tem a lua e milhares de estrelas
iluminando-a em estribilho
Dia e noite fizeram as pazes
seguiram seu curso sendo capazes
de entender que cada qual
tem sua luz como sinal
Úrsula Avner
o dia ficou zangado
não queria escurecer sua idade
Espalhou a noite estrelas
no céu claro com um sopro
o dia ficou irado
não queria pisca-pisca em seu corpo
A noite queria saber
porquê o dia estava tão mal -humorado
o dia então revelou
que invejava o brilho da noite avantajado
O dia só tem o sol
para compor seu brilho
a noite tem a lua e milhares de estrelas
iluminando-a em estribilho
Dia e noite fizeram as pazes
seguiram seu curso sendo capazes
de entender que cada qual
tem sua luz como sinal
Úrsula Avner
Avaliação
•
- Construção de uma história em quadrinhos falando sobre o que acontece na Terra durante o dia e a noite.
•
- Recuperação: retomada do assunto proposto, diversificando a exposição do mesmo; atividade escrita do assunto trabalhado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário